Informações chegaram ao conhecimento da Polícia Militar que havia ocorrido um roubo em residência na Zona Rural de Carmo da Cachoeira. Segundo informações readas pelos militares daquela localidade, aproximadamente quatro indivíduos invadiram o imóvel, um deles portando um revólver cromado, obrigando as vítimas a realizar transferências bancárias, além de realizar a subtração de diversos objetos da residência e de dois veículos, um Fiat/Tipo e um Mitsubishi/Pajero. As vítimas foram amarradas e conduzidas para um dos quartos da casa alvo da ação delituosa.
Os sistemas de monitoramento da Polícia Militar de Minas Gerais (Hélios) e da GCM de Alfenas detectaram que os veículos subtraídos haviam transitado, após o crime no sentido a este município, adentrando ao perímetro urbano por volta de 23h30min. Com as comunicações oportunas do Centro de Comunicações e Monitoramento da GCM, as equipes iniciaram intenso rastreamento nas imediações dos pontos de o informados e encontraram os automóveis na Rua Alameda dos Ipês, no bairro Jardim Primavera, inclusive, um deles no interior de uma residência.
Com aproximação das equipes policiais do local, alguns suspeitos tentaram fugir da abordagem, saltando, inclusive, muros de residências vizinhas, entretanto, foram perseguidos e contidos. Seis autores foram presos, dentre estes dois suspeitos com envolvimento direto no roubo, que foram reconhecidos pelas vítimas, ambos, foragidos da justiça. Outros presos estariam envolvidos com a receptação dos materiais e com o recebimento das quantias financeiras subtraídas.
Durante os levantamentos de informações da PMMG, houve êxito em localizar a arma de fogo empregada no crime, um revólver cromado, calibre 32. Os militares também identificaram uma residência próxima, no mesmo bairro, tratando-se, esse imóvel, de um dos locais utilizados para ocultação e guarda dos materiais subtraídos. Em busca nesta casa, foram localizados objetos roubados em ação delituosa anterior, no município de Carmo da Cachoeira.
As equipes observaram que a quadrilha atuava com divisão específica de atividades, restando, além das conduções pelos delitos mencionados, a prisão das partes envolvidas por formação de quadrilha.
Os presos foram encaminhados para 2ª DRPC, em Alfenas, juntamente com os materiais recuperados e utilizados no crime, entre eles:
– os 02 veículos roubados;
– outros dois veículos com supostos fins irregulares;
– eletrodomésticos, como fritadeira elétrica, micro-ondas, televisor, torradeira e forno elétrico, reconhecidos pelas vítimas;
– valor transferido para conta bancária, via Pix, de uma das envolvidas, que foi identificada e presa;
– uma arma de fogo, revólver calibre .32, com seis munições intactas do mesmo calibre.
Cumpre destacar que outro veículo produto de roubo (Ford/ Fusion) em Carmo da Cachoeira, subtraído durante um assalto na Zona Rural deste município, com modus operandi semelhante a ação atual, foi recuperado em Alfenas, no dia 13 de dezembro de 2024, após intensa perseguição da Polícia Militar neste município. Nesta ação, houve a prisão do condutor nas imediações da Av. Jovino Fernandes Salles, por receptação.
(ASCOM /PM)