Sicredi busca conscientizar sobre educação financeira desde cedo.
A Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) é um evento anual focado na promoção de ações e iniciativas gratuitas, que colaboram para a disseminação da educação financeira em todo o país. Organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), a Semana ENEF 2025 acontece de 12 a 18 de maio de 2025, enfocando a conscientização financeira de crianças e adolescentes. Nesse período, a Sicredi das Culturas RS/MG irá realizar uma série de iniciativas para promover a educação desse público, como palestras em escolas e oficinas de orientação financeira.
“A chave para uma vida financeira sustentável é a mudança de comportamento. Por isso, as iniciativas de educação financeira vão além do conhecimento sobre matemática e finanças, abordam também um entendimento das emoções, desejos, necessidades e os contextos que influenciam a tomada de decisão financeira. Incentivar o diálogo, promover conhecimentos e estimular hábitos saudáveis, é preparar as novas gerações para lidarem com o dinheiro de forma responsável, crítica e alinhada ao seu bem-estar. Essa é uma oportunidade de transformação real, que começa dentro de casa, a pela escola e se estende para a vida toda”, defende Bruna Provenci, analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi das Culturas RS/MG.
A comunidade também pode participar ando cursos gratuitos, por meio do site sicredi.com.br/site/educacaofinanceira. Nesse endereço estão disponíveis cursos, e-books e vídeos que orientam sobre a organização financeira. Na página também há conteúdo para trabalhar a educação financeira com as crianças. “Na Semana ENEF queremos reforçar a importância de preparar a sociedade para escolhas conscientes, isso começa com atitudes simples, como envolver as crianças no planejamento familiar. Mostre aos seus filhos de onde vem o dinheiro e como ele é usado no dia a dia. Isso ajuda a criar uma relação mais saudável com o consumo. Nós do Sicredi iremos promover ações nas escolas, oficinas e momentos de bate-papo com os associados, trazendo conteúdos que ajudam as famílias a conversarem sobre finanças com naturalidade e responsabilidade. Educar hoje é garantir um futuro mais consciente e próspero para todos”, destaca a analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi das Culturas RS/MG.
(ASCOM)