AGRICULTURA FAMILIAR: Renda para o trabalhador rural e alimentos de qualidade na mesa

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Produtoras de Muzambinho buscam no Mercado do Produtor, um espaço para vender quitandas e apoiar a merenda escolar com alimentos frescos e saudáveis.
Letícia Martins tem 23 anos e, ao lado da mãe Clélia Martins, prepara quitandas caseiras na propriedade da família, no bairro rural das Três Barras, em Muzambinho. Pães, bolos, biscoitos e outras delícias feitas com carinho e receitas de família já conquistaram uma clientela fiel na cidade. Mas agora, mãe e filha sonham em dar um o além: ter um ponto fixo de venda.
Foi buscando esse espaço que Letícia conheceu o Mercado do Produtor, local onde famílias da agricultura familiar de Muzambinho comercializam sua produção diretamente com o consumidor e com os programas de alimentação pública. Por lá, a agricultora Edna Costa, que atua na gestão do espaço, explicou que o primeiro o é o cadastro, necessário para que os pagamentos sejam realizados pela CONAB.
Atualmente, dois programas federais estão em funcionamento no município: o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que distribui alimentos a nove escolas da rede pública, e o PA (Programa de Aquisição de Alimentos), voltado para sete entidades assistenciais, entre elas: Asilo, a FAM, a APAE, a Casa Lar, a Associação do Deserto e a Casa de Acolhida São Francisco.
Com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Associação dos Agricultores Familiares de Muzambinho, que há 18 anos fortalece esse elo entre a lavoura e a mesa, pequenos produtores como Letícia podem comercializar com segurança, regularidade e contribuir com a qualidade da alimentação de centenas de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os interessados em fornecer alimentos para os programas devem procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou a Associação dos Agricultores. Ações como essa garantem renda no campo e comida de verdade na mesa de quem mais precisa.

Notícias Recentes