Parceria da prefeitura com a Fecomércio levou teatro e dança a cinco cidades mineiras, dentre elas, Muzambinho. Público lotou Avenida Dr. Américo Luz. A cidade viveu um fim de semana de celebração da cultura, arte e cidadania. Pela primeira vez, o município recebeu o TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas, que transformou a Avenida Dr. Américo Luz em um grande palco a céu aberto, reunindo apresentações gratuitas de teatro, dança e circo, além de oficinas abertas ao público.
O festival que está em sua segunda edição, é uma realização do Sistema Fecomércio MG – Sesc e Senac, em parceria com as prefeituras municipais. Em 2025, o TRUPI contemplou cinco cidades mineiras, entre elas Muzambinho, numa ação que reforça o compromisso da Fecomércio com a democratização do o à cultura em Minas Gerais.
O destaque local ficou por conta da Oficina de Palhaçaria, realizada no sábado (10) na Casa da Cultura, conduzida pelo grupo Grupo Trampulim, com apoio da professora de artes Camila Fernandes. A atividade reuniu dezenas de participantes, com menção especial ao artista muzambinhense Paulo Dipe, que participou de todas as atividades e se destacou pela dedicação.
Ao lado da expressiva participação do público, o prefeito Paulinho Magalhães ressaltou a importância da iniciativa para o município. “É um presente para nossa cidade receber um evento dessa magnitude. Arte é transformação social. Estamos muito felizes em ver nossa população vivenciando esse momento único”, afirmou.
A realização do TRUPI em Muzambinho foi possível graças ao apoio do presidente da Fecomércio/MG, Nadim Elias Donato Filho, natural da cidade, cuja atuação foi determinante para incluir o município na programação deste ano. “Ter um conterrâneo como o Nadim liderando a Fecomércio e trazendo esse tipo de projeto para Muzambinho nos orgulha muito”, destacou o prefeito.
O Secretário de Turismo, Cultura e Lazer, Wilson Lima, também comemorou o sucesso da programação e o impacto positivo junto à comunidade. “Estamos plantando sementes para um público mais aberto às artes, ampliando as oportunidades culturais em nossa cidade. Ver famílias inteiras na Avenida Américo Luz prestigiando o festival é sinal de que estamos no caminho certo. Muzambinho com a istração Paulinho e Juninho, é uma cidade para todos”, pontuou Lima.
Entre os convidados que acompanharam de perto as atividades, o jornalista Vagner Alves, editor do jornal A Folha Regional e apresentador do programa Edição de Sábado, destacou a importância da circulação do TRUPI pelo interior de Minas. “É uma iniciativa que aproxima o público de espetáculos de qualidade e valoriza o interior como palco de grandes produções. Muzambinho deu um exemplo de receptividade e participação”, elogiou Vagner.
O festival também abre espaço para novos grupos de artes cênicas de Minas Gerais. O Sesc em Minas realiza, anualmente, chamamento público para seleção dos espetáculos que compõem a programação itinerante. Grupos interessados devem ficar atentos aos editais, que são divulgados no site oficial do Sesc MG.
(COLABOROU: VALERIA VILELA)