O atleta Júlio Nadalete representa Muzambinho em várias competições. A primeira prova do ano foi a “Volta ao Cristo”, em Poços de Caldas e para manter o esporte está oferecendo a sua experiência para outros atletas que desejam iniciar na atividade de corrida.
“Fiquei em sexto lugar geral e o primeiro lugar em Poços de Caldas. A prova começa no estádio Ronaldão, percorre o Morro do Cristo ida e volta, são 17 km que exige um preparo intenso do atleta, a descida tem muito impacto e quem não está preparado para uma prova como essa sai machucado”, explica o profissional.
Júlio há 8 anos vem correndo profissionalmente e as conquistas foram muitas. “Eu treinava musculação na academia, ai teve uma corrida de rua e me convidaram para representar a equipe da academia e fiquei em primeiro lugar na categoria que disputei. Ai percebi que levava jeito e dava para evoluir no esporte” conta.
Com 16 anos entendi que o esporte era minha vocação, prestei vestibular, ei no curso de educação física do Instituto Federal e agora neste semestre concluo a graduação. Os métodos de treinamento para a corrida são o tema do trabalho de conclusão de curso do atleta.
Uma rotina intensa de treinos, é de domingo a domingo. “É apaixonante, um dia que fico sem correr eu sinto muita falta, o corpo fica viciado na disciplina do esporte. Ao longo dos últimos anos que venho correndo consegui motivar um grupo de corredores em Muzambinho que vem competindo e sempre estamos nas provas”.
BOLSA ATLETA – “Com a qualificação dos atletas aqui em Muzambinho, precisamos que os nossos vereadores se mobilizem para implantar no município o projeto do bolsa atleta, um apoio que ajudaria muitos atletas que acabam parando com o esporte para poder trabalhar, temos inúmeros talentos em Muzambinho. O secretário de esportes Wilson Lima se mostra muito sensível a causa dos atletas de competição. Ele sabe da importância do esporte de competição para o município e está sempre ajudando e apoiando, conta o atleta que está aberto a parcerias e patrocínios”.
Para 2025 um dos objetivos do atleta estar focado em treinar para as provas regionais e tentar conseguir ir a São Silvestre na virada do ano em São Paulo. Atualmente Júlio conta com o treinador Sidnei Parolis, que mora em Poços de Caldas e a as orientações on-line e acompanha através de planilhas o desenvolvimento do atleta que ajudam a melhorar o rendimento nas competições.