OAB se manifesta em favor da competência da Justiça do Trabalho

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

A 57ª Subseção da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, em Guaxupé, promoveu na quarta-feira, 07 de maio, às 9h, uma manifestação em defesa da competência da Justiça do Trabalho. O evento aconteceu no Fórum da Justiça do Trabalho, localizado nos fundos da Estação Rodoviária de Guaxupé, sendo coordenado pelo presidente da subseção local da OAB, Dr. Maylon Furtado os, e pela comissão de advogados trabalhistas.

Recentemente o ministro do STF, Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, atribuiu à Justiça do Trabalho o descumprimento sistemático das orientações do STF sobre a chamada “pejotização”, imputando-lhe ainda a responsabilidade por uma suposta insegurança jurídica.

A OAB discorda da posição monocrática do ministro com a seguinte fundamentação: ao acusar a Justiça do Trabalho de “perpetuar a incerteza” e “sobrecarregar” o STF, Gilmar Mendes esquece que o papel do Judiciário trabalhista é justamente o de analisar o caso concreto, identificar fraudes e garantir a prevalência da realidade sobre a forma.

A OAB entende que a crítica do ministro também revela uma visão excessivamente formalista e distante da realidade social.

Para a Ordem dos Advogados seria de fundamental importância defender a autonomia e a competência da Justiça do Trabalho para julgar casos que envolvam relações laborais.

Durante a manifestação de apoio, o juiz da Vara do Trabalho, Dr. Carlos Adriano Dani Lebourg, defendeu a instituição que representa, alegando que a mesma seria de fundamental importância social e econômica.

No entendimento do magistrado, as ações trabalhistas proporcionam um maior fluxo de caixa no comércio e na indústria.

No final do evento o presidente Maylon leu uma nota de repúdio em relação à manifestação do ministro Gilmar Mendes.

 

(Colaborou: Wilson Ferraz)

Notícias Recentes