Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muzambinho incentiva doação de sangue e medula

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Atento às demandas das famílias dos trabalhadores rurais da região, o Sindicato Rural de Muzambinho lançou o Projeto “Mais Vida”, na segunda-feira, dia 05 de maio. Uma iniciativa que visa ampliar o número de doadores de sangue e de medula óssea no município. Para colocar a ação em prática, o Sindicato firmou parceria com a Fundação Hemominas e conta com o apoio da Prefeitura de Muzambinho, que disponibiliza o transporte para que os voluntários possam participar das coletas em cidades como Alfenas e Poços de Caldas.
A proposta nasceu da escuta ativa dos associados e da preocupação com a dificuldade de o aos serviços de doação fora da cidade. Com o “Mais Vida”, o Sindicato busca não apenas facilitar esse processo, mas também promover a solidariedade e reforçar a importância da doação como gesto de cidadania e compromisso com o próximo, explicou Cleber Marcon, presidente do sindicato.
A captadora da Fundação Hemominas de Poços de Caldas, Maria Lauricéia Cardoso, esteve em Muzambinho junto com a equipe do hemocentro para orientar os trabalhadores e trabalhadoras rurais sobre o processo de doação de sangue e medula óssea. Durante a visita, foi firmada a parceria com o ambulatório do Sindicato, que a a atuar como um braço local do projeto, responsável pela organização e encaminhamento dos grupos de doadores voluntários.
Entre os principais objetivos do projeto está o incentivo ao cadastro de doadores de medula óssea. “Um gesto que pode representar a esperança de cura para pacientes que aguardam por transplantes e a mobilização para a doação de sangue, colaborando para a manutenção dos estoques nos hemocentros da região”, falou Claudisse.
“O Projeto Mais Vida conta também com a parceria da AAFAM (Associação de Agricultores Familiares de Muzambinho) e promove encontros, palestras e ações de conscientização nas comunidades rurais, explicando de forma clara e ível como funciona o processo de doação”, disse Edna Costa (Associação dos Agricultores Familiares).
As doações são realizadas com apoio da Santa Casa de Alfenas, do Hospital Alzira Velano e do Hemocentro de Poços de Caldas, instituições reconhecidas pela excelência no atendimento aos pacientes e na captação de doadores.
Mais do que uma ação pontual, o Projeto “Mais Vida” se consolida como uma política de saúde e solidariedade, fortalecendo os vínculos entre o campo e os centros de saúde da região. A iniciativa reafirma o papel do Sindicato como agente ativo na defesa da vida e dos direitos dos trabalhadores e suas famílias.

Notícias Recentes